Atitudes

Atitudes

sexta-feira, 11 de junho de 2010

MONTE DAS OLIVEIRAS - JERUSALÉM

CURIOSIDADES

O azeite de oliva nos tempos bíblicos

Nos tempos bíblicos, o azeite de oliva era amplamente usado como cosmético, combustível, remédio e para outras finalidades. A Bíblia faz referência a esse óleo mais de 250 vezes, seja como o azeite em si, seja como o ingrediente básico de óleos perfumados.
As Escrituras deixam bem claro o papel importante que o azeite de oliva tinha na vida de uma típica família israelita. Era uma parte importante de sua alimentação, e tê-lo em grande quantidade era sinal de prosperidade. (Joel 2:24) Tanto homens como mulheres usavam o azeite de oliva como loção para a pele. Antes de se encontrar com Boaz, Rute ‘se esfregou com óleo [azeite]’. (Rute 3:3) O Rei Davi, depois de sete dias de jejum, “se levantou do chão e se lavou, e ele se esfregou com óleo [azeite] e trocou as suas capas, e entrou na casa de Jeová”. — 2 Samuel 12:20
Lâmpadas antigas precisavam de um bom suprimento de azeite. (Mateus 25:1-12) “Azeite puro de oliveira, batido”, era usado para iluminar o tabernáculo no deserto. (Levítico 24:2) Nos dias do Rei Salomão, o azeite de oliva havia se tornado uma mercadoria importante no comércio internacional. (1 Reis 5:10, 11) Profetas ungiam reis com azeite. (1 Samuel 10:1) Anfitriões bondosos mostravam hospitalidade aos convidados por untar-lhes a cabeça com azeite. (Lucas 7:44-46) O bom samaritano da ilustração de Jesus tratou com azeite e vinho as feridas de um homem machucado. — Lucas 10:33, 34.
Nas Escrituras, o conselho e o consolo que dão alívio são comparados ao azeite por causa do amplo uso medicinal desse óleo. O discípulo cristão Tiago escreveu: “Há alguém doente entre vós? Chame a si os anciãos da congregação, e orem sobre ele, untando-o com óleo [azeite] em nome de Jeová. E a oração de fé fará que o indisposto fique bom, e Jeová o levantará.” — Tiago 5:14, 15.
As riquezas da oliveira não são passageiras. Uma oliveira pode produzir anualmente de três a quatro litros de azeite por vários séculos. E não há dúvida de que esse ouro líquido faz bem à saúde, suaviza a pele e dá muito mais sabor à comida.
Quando leio o "Cântico de Ana" sinto minha força renovada!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Gostaria de indicar o Blog Na mira do Hamas pois, através dele os amigos entenderão melhor a situação do povo Judeu.
O pensamento como ponto de partida

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 
Filipenses 4:8

“Quando Bartimeu soube que Jesus de Nazaré estava perto, começou a clamar – Jesus, Filho de Deus, tens misericórdia de mim”

Marcos 10:47.


O Senhor é a mais pura fonte de misericórdia!

Nossa vida neste mundo não é fácil, muitas vezes nos deparamos com situações que parece não termos saídas. Esperamos das pessoas algo que elas não nos podem dar e de repente nos vimos como Bartemeu: cegos mendigando à beira do caminho...

E por sentirmos tantas desilusões e vermos tantas injustiças chegamos a acreditar que nem o Senhor olha por nós.

Porém, isso não é verdade, apesar de nossas faltas, culpas e maldades o Senhor nos ajuda com amor e paciência.

A Bíblia nos relata que o Senhor sempre ouviu aqueles que se dirigiram a Ele clamando por misericórdia.

Quando Bartmeu insistiu, mesmo todos dizendo para calar-se, ele continuou, o Senhor o ouviu e curou sua cegueira.

Essa situação deixa claro que apesar das circunstâncias se apresentarem impossíveis aos nossos olhos, não devemos dar ouvidos a voz do mundo que nos desencoraja e sim, insistirmos em pedir ajuda a nosso Cristo Jesus, pois somente Ele tem para nos dar e suprir todas as nossas necessidades com a sua infinita misericórdia.

Deus te abençoe!